Talvez você já tenha se perguntado: Por que as abraçadeiras originais STAUFF da série Padrão, da série Pesada e da série Dupla, de acordo com a norma DIN 3015, são verdes? Não é por causa do material de polipropileno: O PP, como é chamado, tem uma cor leitosa e fosca como granulado quando não é colorido. Entretanto, o material pode ser fabricado em praticamente qualquer cor.
Como as abraçadeiras STAUFF se tornaram verdes?
No início da década de 1960, quando a invenção da abraçadeira de bloco de plástico pela STAUFF representou uma revolução na hidráulica, o verde era uma cor amplamente utilizada na indústria.
Mesmo na década de 1990, o "Reseda Green", nome da cor correspondente ao RAL 6011, era usado para tornos e fresadoras, por exemplo. Até 1974, exatamente essa cor, cujo nome remonta à fábrica de Reseda, era obrigatória como tinta para máquinas, de acordo com a norma industrial alemã DIN 1844.
Efeito calmante da cor verde
Mas por que o verde, entre todas as cores, para pintar máquinas-ferramentas?
A psicologia fornece a resposta: o verde tem um efeito calmante e concentra a atenção. De fato, a norma DIN 1844 foi explicitamente especificada para a pintura de máquinas com o objetivo de prevenir acidentes.
O efeito calmante do verde também é usado no setor de saúde. Supõe-se que os pacientes se sintam menos preocupados com as roupas verdes dos médicos e cirurgiões.
E a tonalidade verde especial das lousas clássicas das escolas, foi explicitamente recomendada pelo psicólogo de cores Heinrich Frieling na década de 1960: Os olhos se cansam menos rapidamente e as crianças podem se concentrar melhor.
STAUFF Green - um sinal de inovação e qualidade em hidráulica
O verde STAUFF de hoje corresponde à cor padrão RAL 6026 e é oficialmente chamado de "Opal Green".
Como a cor corporativa do Grupo STAUFF, esse tom de verde tornou-se uma verdadeira marca registrada na indústria hidráulica ao longo das décadas e garante um alto valor de reconhecimento dos produtos e soluções originais da STAUFF entre clientes e usuários em todo o mundo.
Há 60 anos: Segurança Ocupacional Preventiva e Proteção Ambiental com as Abraçadeiras STAUFF
Com abraçadeiras feitas de polipropileno, a STAUFF substituiu as abraçadeiras de metal que eram comuns até então, desde o início da década de 1960. Essa foi uma revolução na hidráulica.
Em vez das abraçadeiras de metal, que se afrouxavam constantemente com as vibrações dos tubos hidráulicos e precisavam ser reapertadas por equipes inteiras de mecânicos, os "esquadrões de abraçadeiras", as abraçadeiras de plástico conquistaram o mercado.
Reduzindo as vibrações e o ruído, elas ainda são uma contribuição importante para a segurança contra vazamentos de tubulações hidráulicas e para a segurança ocupacional preventiva e a proteção ambiental.
O ruído produzido por um sistema vibratório com centenas de grampos metálicos é difícil de imaginar hoje em dia. As exigências de redução de ruído se tornaram ainda maiores ao longo das décadas. A STAUFF leva isso em consideração com a abraçadeira NRC, por exemplo: A "Abraçadeira de Redução de Ruído" foi desenvolvida especialmente para a instalação de canos e tubos com redução de ruído e vibração.
Abraçadeiras DIN 3015 na STAUFF
Assine nossa newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF