Qual é o projeto típico de um respirador dessecante e como ele funciona?
Episode 11 of the STAUFF Miniseries "Is Your Hydraulic System Breathing Properly?"
Existem diferentes requisitos para respiradores dessecantes, dependendo da área de aplicação. A STAUFF desenvolveu três séries diferentes para isso: uma para uso em condições desafiadoras, uma série multiuso com muitas opções de adaptação e uma versão "simples". Todos os produtos têm uma coisa em comum: são conjuntos que contêm os elementos filtrantes e os materiais de secagem para limpar e secar o ar que entra no reservatório hidráulico. Seu design é mostrado no vídeo:
Você sabia? Você pode ativar as legendas clicando no botão CC na parte inferior do vídeo.
Em vez disso, assista a esse e a todos os outros episódios da minissérie STAUFF no Youtube.
Quais são os componentes de um respirador dessecante?
Em máquinas de trabalho móveis, eles precisam ser particularmente robustos e resistentes à vibração. Embora as coisas sejam um pouco mais calmas em sistemas estacionários, pode haver menos espaço disponível, de modo que a proteção do reservatório hidráulico não pode ocupar muito espaço. Em outros casos, pode ser crucial que um respirador dessecante particularmente econômico possa ser facilmente substituído por pessoal não treinado em algumas etapas simples. Para esses diferentes requisitos, os acessórios hidráulicos da STAUFF oferecem três séries, cada uma com muitas variantes e especificações.
Cada respirador dessecante é um conjunto que contém elementos filtrantes e materiais de secagem para filtrar partículas de sujeira e reter a umidade do ar. O princípio: Uma camada inicial de filtro separa as partículas sólidas. O ar "grosseiramente" pré-limpo flui através de uma cápsula com dessecante antes de ser filtrado "finamente" e baixado para o reservatório hidráulico.
O "carro-chefe" da linha STAUFF: a série SDB
O principal recurso dessa série SDB particularmente robusta e resistente é um tubo central de aço inoxidável. Ele está posicionado no centro do conjunto e permite que o respirador seja usado mesmo nas condições mais adversas, por exemplo, com fortes vibrações. Esse tubo central é cercado por um compartimento transparente feito de policarbonato resistente a raios UV. Ele contém o dessecante, embutido em dois discos de filtro de espuma: Ele consiste em 25% de sílica gel e 75% de peneira molecular. Na série SDB, esses discos de filtro são complementados por um cabeçote de filtro spin-on com um elemento de fibra de vidro dobrado em estrela.
O tubo de aço inoxidável não apenas absorve as vibrações ou o impacto de pedras, etc., como também está embutido no centro do filtro. Ele também está embutido no centro do conjunto, de modo que nenhum dessecante possa entrar no reservatório hidráulico, mesmo que a carcaça seja danificada.
Onde essas condições extremas podem ser esperadas? Em grandes sistemas de britagem de pedra, no setor de mineração ou em outras áreas da hidráulica móvel, onde grandes caixas de engrenagens e motores geram fortes vibrações. Mas a série SDB também é usada onde os intervalos de manutenção precisam ser reduzidos significativamente, por exemplo, em turbinas eólicas: O "carro-chefe" da linha STAUFF pode ser equipado com válvulas de retenção para maximizar a vida útil do dessecante.
Você já utiliza respiradores dessecantes em sistemas hidráulicos?
Então compartilhe suas experiências e deixe um comentário abaixo deste post.
Assine nossa Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF