Ponte móvel reduz as obstruções de tráfego
No futuro, uma ponte móvel guiará o tráfego pelo canteiro de obras. O objetivo é reduzir as obstruções de tráfego, otimizar os processos de trabalho e cortar custos
A ideia do Departamento Federal de Estradas da Suíça (FEDRO) parece revolucionária: O plano é usar uma ponte móvel para direcionar o tráfego sobre o canteiro de obras, em vez de ao lado dele, durante os futuros trabalhos de recapeamento em autoestradas. O objetivo é reduzir as obstruções de tráfego, otimizar os processos de trabalho no canteiro de obras e diminuir os custos gerais.
Os veículos acessam a ponte do canteiro de obras de 236 metros de comprimento, chamada de ASTRA BRIDGE, em rampas com uma inclinação de cerca de 6%. Está planejada uma velocidade máxima de 60 km/h para ambas as pistas. De acordo com os planos do Departamento de Estradas, um trecho de cerca de 100 metros estará disponível para o trabalho de construção real por baixo. A ponte terá 7,30 metros de largura e 4,32 metros de altura e, com dimensões internas de 5,20 por 3,10 metros, deverá oferecer espaço suficiente para o uso de qualquer maquinário de construção normalmente utilizado para o revestimento de estradas, por exemplo.
Após a conclusão do trabalho de recapeamento sob a ponte, a ponte - que consiste em vários módulos individuais - é movida por 100 metros para a próxima seção usando o controle remoto por GPS. Se necessário, a ponte também pode ser movida para os lados.
Na configuração padrão planejada, uma ASTRA BRIDGE consiste em um total de doze módulos, cada um pesando 33 toneladas. Além disso, são necessários oito módulos para entrar e sair da ponte, cada um pesando 56 toneladas, bem como 57 placas de conexão.
O Departamento Federal de Estradas da Suíça está falando de um projeto piloto de 20 milhões de francos suíços (cerca de 18,5 milhões de euros), que está atualmente em fase de implementação. Os primeiros elementos da ponte, que se assemelham a veículos lunares, já foram fabricados, montados e transportados para o local de armazenamento central. O plano é ter todos os elementos montados e testar a ponte móvel completa até o final do outono de 2021.
Se esses testes puderem ser concluídos com sucesso, o protótipo da ASTRA BRIDGE deverá ser usado pela primeira vez na primavera de 2022 para o recapeamento da seção da rodovia entre Recherswil e Kriegstetten, no cantão suíço de Solothurn.
Com o projeto da ponte, a FEDRO está reagindo a uma situação cada vez mais difícil: O trabalho de recapeamento há muito tempo se tornou impossível em muitos trechos de autoestradas devido ao aumento do volume de tráfego, e o trabalho noturno aumentou consideravelmente os custos. Além disso, alguns trabalhos não podem mais ser realizados durante a noite, entre 23h e 5h, devido ao ruído. Além disso, as medidas de segurança necessárias para os trabalhadores precisam ser instaladas todas as noites e removidas novamente pela manhã, o que reduz ainda mais a janela de tempo para o trabalho real.
Sistema hidráulico complexo da ASTRA BRIDGE com componentes da STAUFF
Várias das empresas e prestadores de serviços envolvidos na implementação do complexo sistema hidráulico da ASTRA BRIDGE utilizam componentes comprovados da STAUFF. Os produtos utilizados incluem abraçadeiras de tubos e mangueiras STAUFF, engates rápidos STAUFF e conectores de tubos métricos da série STAUFF Connect. O sistema de formação de tubos STAUFF Form é usado para conexões de tubos de alta pressão selecionadas.
Image sources: Swiss Federal Roads Office (title illustration), Cometto S.p.A (other images)
Video source: Swiss Federal Roads Office
Avalie e comente
Avalie as postagens no blog da STAUFF com apenas um clique ou deixe comentários e sugestões como um comentário - sem registro
A equipe editorial do blog da STAUFF aprecia comentários e sugestões. Por isso, os leitores agora podem não apenas avaliar todas as postagens, mas também deixar comentários como convidados sem registro prévio.
E é simples assim:
- Leia ou visualize o artigo.
- Role a tela até o final da página.
- Avalie a publicação com apenas um clique.
- Faça um comentário.
- Envie seu comentário como convidado (somente seu nome é necessário) ou crie uma conta de usuário.
- Depois que o comentário for revisado e aprovado pela equipe editorial, ele será publicado on-line.
O que você acha desse novo recurso?
Compartilhe sua opinião conosco agora usando a função de classificação e comentários!
STAUFF Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF