Eletrizando o "touro selvagem"

Como os veículos utilitários leves fabricados no Brasil estão sendo usados como base para os veículos elétricos a bateria que o setor de mineração subterrânea está esperando - e qual o papel dos componentes do Centro de Tecnologia da STAUFF Austrália nesse processo

Aplicações
22.04.2022
Dennis Volpato
Tempo estimado de leitura: 5 minutos/s

Eletrizando o "touro selvagem"

Como os veículos utilitários leves fabricados no Brasil estão sendo usados como base para os veículos elétricos a bateria que o setor de mineração subterrânea está esperando - e qual o papel dos componentes do Centro de Tecnologia da STAUFF Austrália nesse processo

Aplicações
22.04.2022
Dennis Volpato
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O Bortana EV foi projetado para construção subterrânea

Além desses tubos curvos, a STAUFF Austrália também forneceu as braçadeiras de tubos correspondentes, de acordo com a norma DIN 3015, na série padrão e na série dupla

O Bortana EV é um veículo de alto desempenho movido a eletricidade, desenvolvido explicitamente para uso em mineração subterrânea.

Antes do Bortana EV, eram usados veículos com motores a diesel convencionais. Com 12 meses, sua vida útil operando em um ambiente agressivo era extremamente baixa e antieconômica.

As emissões do motor a diesel também causavam problemas nas minas subterrâneas: emissões nocivas, contaminação por partículas e geração de calor, além dos altos requisitos de ventilação resultantes.

Isso fez com que a empresa australiana Safescape, fornecedora de mineração fundada em 2010 e sediada em Bendigo (Victoria), desenvolvesse um veículo elétrico especial, baseado em um modelo da série Marruá ("Touro Selvagem") com tração nas quatro rodas do fabricante brasileiro Agrale. Os engenheiros da Safescape trabalharam com a Agrale para pegar a carroceria do veículo convencional movido a diesel, que foi inicialmente desenvolvido para aplicações militares e de segurança pública, e construí-lo especificamente na linha de produção com um compartimento de motor vazio para criar o Bortana EV.

Com uma carga útil de duas toneladas, o Bortana EV agora tem um motor de 160 kW com um torque de 350 Nm. O motor obtém sua energia de uma bateria de íons de lítio desenvolvida na Austrália pela 3ME Technology.

A Safescape usa linhas de resfriamento de 19 mm de diâmetro externo para manter as grandes baterias na temperatura ideal e tubos de 28 mm de diâmetro externo que funcionam como conduítes para os cabos elétricos, protegendo-os contra as influências de condições ambientais agressivas. Por último, mas não menos importante, os tubos manipulados foram fabricados e fornecidos pela STAUFF Austrália, que também utilizou a linha de grampos de fixação DIN 3015 da STAUFF nas séries Padrão e Dupla.

Centro de Tecnologia da STAUFF Austrália

Manipulação de tubos e tubulações da STAUFF

A STAUFF oferece soluções de curvatura de tubos e canos para uma variedade de setores diferentes. Além de montagens de tubos manipulados para aplicações hidráulicas de alta pressão, lubrificação e energia de fluidos, isso também inclui:

  • Linhas de medição e controle
  • Linhas de resfriamento
  • Sistemas de escapamento
  • Tubos de ar de recarga
  • Estruturas/sistemas de proteção contra capotamento (ROPS)
  • Balaustradas, corrimãos e grades de proteção para projetos arquitetônicos/civis
  • Expositores de chão de fábrica
  • Equipamentos de playground
  • Suportes para serviços pesados

A STAUFF normalmente é capaz de processar os seguintes projetos em aço carbono, aço inoxidável e outros materiais:

  • Canos e tubos redondos e ovais
  • Canos e tubos quadrados e retangulares
  • Material de barra sólida
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Dennis Volpato
State Manager Victoria & Tasmania at STAUFF Australia
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