Sistema de formação de tubos em uma usina de armazenamento bombeado

Uma visão exclusiva da superlativa usina de armazenamento bombeado da Suíça, onde as conexões de tubo formadas com o STAUFF Form EVO estão agora substituindo os conectores de tubo de anel de corte usados anteriormente nos sistemas hidráulicos

Aplicativos
17.03.2022
Tempo estimado de leitura: 6 minutos/s

Sistema de formação de tubos em uma usina de armazenamento bombeado

Uma visão exclusiva da superlativa usina de armazenamento bombeado da Suíça, onde as conexões de tubo formadas com o STAUFF Form EVO estão agora substituindo os conectores de tubo de anel de corte usados anteriormente nos sistemas hidráulicos

Aplicativos
17.03.2022
Tempo estimado de leitura: 6 minutos/s

Usina de armazenamento bombeado no vale alpino de Glarus

Uma aplicação típica do STAUFF Form EVO, sob condições operacionais extremas, nosso sistema de formação é o método de conexão mais seguro

"Dirigir na neve, rolar em trilhas, nadar em um lago de montanha, escalar rochas" - é assim que a região de Glarnerland, a cerca de 100 km de Zurique, se apresenta como uma região para férias ativas em qualquer época do ano. "Mesmo quando os dias chuvosos transformam o vale alpino de Glarner em um tom de cinza sem graça, ainda há muito para ver e experimentar." Visitas guiadas à usina de armazenamento bombeado de Limmern, a uma altitude de cerca de 1.700 m nos Alpes suíços, são uma atração turística incomum.

No último estágio de expansão, o lago Muttsee, 630 m mais alto, foi integrado à solução de geração de energia. Com um quilômetro de comprimento, sua estrutura de retenção é a mais longa da Suíça. Ele contém 23 milhões de metros cúbicos de água que podem ser drenados para gerar eletricidade. Em sua capacidade total, quatro turbinas geram uma potência total de 1.000 MW.

Uma olhada na caverna da máquina que foi construída completamente dentro da montanha impressiona não apenas os leigos: Ela tem 150 m de comprimento, 30 m de largura e 53 m de altura.

Werner Thorwarth, representante de vendas da STAUFF Connect na STAUFF Alemanha, fica impressionado todas as vezes: "O acesso à caverna da máquina já é uma aventura: É preciso subir do vale com o teleférico por uma galeria de quatro quilômetros de comprimento."

Durante a fase de construção, ela foi usada para transportar cerca de 1,4 milhão de passageiros, enquanto 3,5 milhões de toneladas de materiais foram movidas para cima e para baixo com essa unidade e dois outros teleféricos especialmente instalados. Somente na construção da barragem, foram usados 250.000 metros cúbicos de concreto.

Potente e seguro com o STAUFF Form EVO

A capacidade de uma usina de energia como essa depende de muitos fatores. Um deles é a segurança dos sistemas de linhas hidráulicas, onde fortes vibrações exercem grande pressão sobre as conexões.

Uma aplicação típica para o STAUFF Form EVO, como explica Werner Thorwarth: "Nosso sistema de formação é o método de conexão mais seguro em condições operacionais extremas."

Quando a usina de energia foi construída e comissionada seção por seção em 2016/17, no entanto, foram usadas conexões de anel de corte (de um fabricante diferente). Apenas dois anos depois, os primeiros vazamentos foram detectados durante o trabalho de manutenção. A análise de danos feita pelo parceiro suíço Fluidtec mostrou que haviam surgido rachaduras em algumas conexões do anel de corte. Foi então que os colegas da Werdohl vieram apresentar o STAUFF Form EVO e a máquina de moldagem associada no local do cliente.

STAUFF Form EVO

STAUFF Form EVO

O sistema de formação de tubos STAUFF Form foi apresentado pela primeira vez em 2015. Desde o início, ele tem sido, sem dúvida, uma das soluções mais eficientes disponíveis no mercado para conectar tubos métricos. Além de sua simplicidade, convence com um alto grau de segurança, confiabilidade e reprodutibilidade.

Com o STAUFF Form EVO, a STAUFF apresenta agora a última geração do sistema de formação de tubos, que se caracteriza por um maior nível de eficiência e versatilidade como resultado da otimização contínua.

A STAUFF Form EVO foi projetada como padrão para tubos de aço de precisão estirados a frio sem costura, bem como tubos de aço inoxidável com dimensões entre 6 x 1,5 mm e 42 x 4 mm na Série Leve e entre 6 x 1,5 mm e 38 x 6 mm na Série Pesada.

Se necessário, parâmetros para materiais alternativos estão disponíveis mediante solicitação e podem ser adicionados pelo fabricante ou por meio do módulo opcional de conexão em nuvem integrado às máquinas.

Werner Thorwarth e sua equipe logo conseguiram convencer Oswald Hauser, chefe da divisão de Sistemas Mecânicos da Kraftwerke Linth-Limmern AG, sobre os benefícios da STAUFF Form EVO. O proprietário da usina de energia investiu na máquina de moldagem. Desde então, as conexões de anel de corte de aço inoxidável foram gradualmente substituídas por conexões formadas.

Os funcionários da STAUFF de Werdohl, na Alemanha, visitaram o local várias vezes para dar à equipe de manutenção uma introdução detalhada sobre a máquina e, posteriormente, para trocar experiências e apoiar a instalação das primeiras atualizações.

Oswald Hauser: "Mudar para o STAUFF Form EVO é um passo técnico importante para nós e também um benefício em relação aos processos de trabalho, montagem confiável e esforço de manutenção." Afinal de contas, há dezenas de quilômetros de tubos de aço inoxidável na usina de armazenamento bombeado de Limmern e cerca de 18.000 litros de óleo que não podem vazar para a usina ou para o meio ambiente.

Werner Thorwarth: "O STAUFF Form EVO é um sistema de conexão sem manutenção e permanentemente vedado." Ao substituir as primeiras conexões de anel de corte, os instaladores já puderam experimentar como a instalação é fácil: "O caminho de instalação após atingir o ponto fixo é claramente definido, o que significa que um torque de aperto pode ser usado. Devido ao curto caminho de rotação de aproximadamente 15° a 20°, o sistema pode ser instalado mesmo em espaços apertados e condições altamente adversas."

É claro que a usina de armazenamento bombeado também usa a conexão em nuvem para transmitir atualizações on-line. O histórico e os parâmetros da máquina, por exemplo, podem ser visualizados por meio de um serviço on-line e analisados em conjunto com o gerente de contas.

Essa solução simples de garantia de qualidade reduz significativamente as visitas do engenheiro ao cliente, embora Werner Thorwarth preferisse viajar para a região de Glarner com mais frequência: "Na primeira vez que fomos lá, havia neblina e chuva. Durante o passeio, só podíamos imaginar o tamanho gigantesco da barragem. Toda a experiência, com vista para os dois lagos e para a neve nos Alpes, foi simplesmente impressionante."

STAUFF Newsletter

Assinatura da newsletter

Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF

Palavras-chave e Tags
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
STAUFF Blog
EditMenuCloseResetCheckSpinnerFiltersCart