O aço é um dos metais mais comuns no mundo, usado em uma variedade de aplicações, e é extremamente versátil. O aço carbono e o aço inoxidável são dois tipos específicos de aço usados para fabricar componentes hidráulicos devido às suas qualidades duráveis e duradouras. O aço carbono é uma liga de ferro-carbono e é feito principalmente de ferro e carbono com traços de outros elementos para aumentar a resistência do metal. O aço inoxidável é uma liga de ferro com cromo e pequenas quantidades de outros elementos que melhoram sua resistência à ferrugem e à corrosão.
Benefícios
Os benefícios do aço carbono em relação ao aço inoxidável
Aço carbono
- A fabricação de aço carbono é mais barata do que a maioria dos outros aços e representa a maior parte da produção de aço, tornando os componentes de aço carbono mais acessíveis e amplamente disponíveis em comparação com outros.
- Os componentes de aço carbono são extremamente duráveis e resistentes, o que facilita a resistência a ambientes de trabalho de alto estresse sem comprometer sua vida útil.
- Como o aço carbono não resiste à corrosão, muitos fabricantes de componentes aplicam diferentes revestimentos de superfície para equipar os componentes de aço carbono com propriedades de proteção adicionais. A STAUFF utiliza um revestimento de superfície de zinco/níquel que aumenta a resistência dos componentes à ferrugem vermelha e à corrosão. O revestimento de superfície de zinco/níquel da STAUFF oferece 1.200 horas de resistência à ferrugem vermelha e à corrosão do metal base. Esse revestimento dá aos componentes de aço carbono uma aparência de alta qualidade, semelhante à do aço inoxidável. Além disso, quando é combinado com outros metais, há menos tendência de ocorrer corrosão por contato.
Aço inoxidável
- Os componentes de aço inoxidável são resistentes à corrosão e podem ser expostos a ambientes altamente úmidos e a produtos químicos, água salgada e outros fluidos hidráulicos sem afetar a integridade do sistema.
- O aço inoxidável foi projetado para suportar temperaturas altas e baixas sem prejudicar o desempenho do sistema.
- Oferecendo uma aparência de alta qualidade, esses componentes também são hipoalergênicos e higiênicos, garantindo que promovam um ambiente de trabalho seguro e limpo, sem crescimento de bactérias ou altos níveis de materiais alergênicos.
- Devido à sua alta durabilidade, os componentes de aço inoxidável exigem manutenção e substituições reduzidas, o que os torna um investimento em longevidade.
Quais são as principais diferenças?
As três principais diferenças entre o aço carbono e o aço inoxidável
- Resistência: O aço carbono é conhecido por sua resistência. Ele é ideal para aplicações que exigem integridade estrutural. A resistência do aço inoxidável é um pouco menor em comparação com a do aço carbono.
- Resistência à corrosão: O aço inoxidável tem excelente resistência à corrosão e é ideal para ambientes com alta umidade, possível exposição a produtos químicos e exposição a flutuações climáticas. O aço carbono corrói facilmente, mas com revestimentos de superfície especiais, como o revestimento de superfície de Zinco/Níquel da STAUFF, os componentes de aço carbono podem oferecer propriedades de resistência à corrosão por um longo período de tempo. O revestimento de superfície de zinco/níquel da STAUFF foi testado em câmaras de névoa salina e esse revestimento de superfície protege contra ferrugem vermelha e corrosão por até 1.200 horas.
- Preço acessível: Como a fabricação do aço carbono é barata, ele também é mais acessível para compra e está amplamente disponível. O aço inoxidável tende a ser mais caro, porém, devido à sua durabilidade, há menos custos de manutenção e substituição ao longo do tempo.
O que são aplicativos comuns?
Aplicações comuns para aço carbono e aço inoxidável
Aço carbono
- Devido à sua alta resistência ao desgaste, o aço carbono pode ser usado em aplicações que exigem altos níveis de força, como equipamentos de construção e aplicações de fabricação.
- O aço carbono pode suportar altos níveis de pressão, o que torna esse material ideal para ambientes de trabalho de alto estresse, como equipamentos municipais, como caminhões de reciclagem e lixo, equipamentos de construção e equipamentos agrícolas.
Aço inoxidável
- Devido ao fato de o aço inoxidável ser altamente resistente à corrosão, ele é ideal para aplicação em processamento químico, marinha e petróleo e gás/offshore. Isso também o torna ideal para ser usado em equipamentos que utilizam fertilizantes, água e outros fluidos, como pulverizadores de fertilizantes e sistemas de irrigação.
- O aço inoxidável é conhecido por sua longevidade e sua natureza higiênica, o que o torna ideal para aplicações em processamento químico e processamento de alimentos e bebidas, quando a limpeza é essencial para a segurança e a integridade dos sistemas hidráulicos e dos trabalhadores.
Inscrição Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no blog da STAUFF