Os respiradores dessecantes podem ser adaptados em uma máquina ou em um sistema?
Episódio 18 da minissérie da STAUFF "Seu sistema hidráulico está respirando adequadamente?"
A maioria dos reservatórios hidráulicos é equipada com um respiro de ar na fábrica que permite que o sistema hidráulico respire. Dependendo da situação e da área de aplicação, por exemplo, se um sistema móvel ou estacionário for usado em uma zona climática com alto nível de umidade, é prático equipar um desumidificador. Isso pode ser feito facilmente:
Você sabia? Você pode ativar as legendas clicando no botão CC na parte inferior do vídeo.
Em vez disso, assista a esse e a todos os outros episódios da minissérie STAUFF no Youtube.
A adaptação de um desumidificador é fácil
Os desumidificadores são fáceis de reequipar. A linha de acessórios hidráulicos da STAUFF inclui adaptadores, placas adaptadoras e versões com diferentes roscas para facilitar a instalação das diferentes séries. Os especialistas alertam, no entanto, que a consideração da consistência do óleo hidráulico - que é influenciada pela umidade - não deve ser deixada para antes da inicialização do sistema hidráulico.
A desumidificação deve ser planejada em tempo hábil
A remoção consistente da umidade do ar, que é introduzida no tanque quando o sistema respira, protege o óleo hidráulico contra o envelhecimento prematuro. A umidade altera as propriedades do fluido, mas é fundamental para o bom funcionamento de um sistema hidráulico que essas propriedades sejam constantes. Quanto mais complexos se tornam as máquinas e os sistemas, menos tolerantes são os sistemas hidráulicos às flutuações e à má qualidade do óleo hidráulico.
A viscosidade é uma propriedade fundamental do óleo durante a operação. Ela descreve a propriedade de fluxo de um líquido. Ele se espalha rapidamente - como a água - ou lentamente - como o alcatrão? A viscosidade do óleo hidráulico está em algum ponto intermediário, difere de produto para produto e muda de acordo com a temperatura de operação, a pressão e a umidade. Quanto mais quente o óleo, mais fino ele é. As propriedades do óleo também são afetadas pela pressão no sistema e, é claro, pela umidade.
Considerando os sistemas hidráulicos como um todo
Esses e outros fatores influenciam a transmissão de forças em um sistema hidráulico. Levá-los em conta já durante a fase de projeto e considerar os parâmetros ideais do fluido a ser usado facilita muito a determinação das dimensões corretas, com um resultado mais eficiente e econômico. Isso inclui, por exemplo, as seções transversais das linhas hidráulicas, a configuração das unidades de resfriamento ou a capacidade das bombas hidráulicas utilizadas. Mas recomendações confiáveis para os materiais das vedações e mangueiras ou para a troca de óleo e os intervalos de manutenção também podem ser fornecidas antecipadamente. Isso desde que o usuário proteja o sistema hidráulico de forma consistente contra a umidade, seja com um retrofit ou com a manutenção cuidadosa de um desumidificador pré-instalado.
Você já usa desumidificadores em sistemas hidráulicos?
Então compartilhe suas experiências e deixe um comentário abaixo desta postagem.
Assine nossa Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF