Como posso encontrar o tipo e o tamanho corretos de respirador dessecante para uma aplicação específica?
Episódio 19 da minissérie da STAUFF "Seu sistema hidráulico está respirando adequadamente?"
Escolher um respirador de sílica gel para um reservatório hidráulico não é difícil. Os especialistas da STAUFF explicam que são necessários apenas três passos simples. O vídeo mostra como:
Você sabia? Você pode ativar as legendas clicando no botão CC na parte inferior do vídeo.
Em vez disso, assista a esse e a todos os outros episódios da minissérie STAUFF no Youtube.
Como posso encontrar o respirador de sílica gel certo para minha aplicação individual?
Há diferentes séries, cada uma disponível em diferentes comprimentos e diâmetros. Como encontro o respiro de sílica gel certo para o meu reservatório hidráulico nessa linha de produtos? Não se trata de ciência de foguetes e não requer matemática complicada. Basta uma simples multiplicação.
Três etapas fáceis
Primeiro, é preciso verificar as condições ambientais: Haverá vibrações? Ou outros tipos de estresse que normalmente ocorrem em muitas aplicações hidráulicas móveis? Então a robusta série SDB com tubo central de aço inoxidável é a escolha certa. Para aplicações "normais", especialmente em sistemas hidráulicos estacionários, recomendamos a série SDBL. E se o custo (ou o baixo peso) for um fator importante, então a série SVDB deve ser a primeira opção.
Portanto, já selecionamos a série. Agora precisamos determinar o tamanho na segunda etapa. Calculamos o volume de óleo que é removido do reservatório durante um ciclo de trabalho. Um exemplo: Um cilindro hidráulico com um volume de 50 litros se move da posição inicial para a posição final duas vezes por minuto. Isso significa que: O volume de deslocamento por minuto é de 200 litros. Esse valor é equivalente ao volume de ar que o reservatório inspira e expira a cada minuto. Agora, na terceira etapa, basta verificar a tabela de seleção e usar esse valor para selecionar o tamanho da série de respiradores de sílica gel previamente selecionada.
Mais uma observação
Após a instalação inicial, a condição do dessecante deve ser verificada com frequência, especialmente se o ar ambiente estiver muito sujo. Por quê? A tabela de seleção é baseada em uma qualidade de ar média ou mediana. Se o teor de umidade do ar que entra no reservatório estiver acima da média, o dessecante deverá ser substituído com mais frequência ou poderá ser necessário usar um respirador maior.
Um pequeno conselho: Os tamanhos, ou seja, a capacidade de dessecação, dos respiradores de sílica gel diferem em diâmetro e altura. Portanto, com o mesmo diâmetro, você pode usar um respirador de sílica gel de maior capacidade com um comprimento maior para adaptar a capacidade. O mesmo se aplica, é claro, à mudança de um módulo dessecante maior para um menor.
Se necessário, um segundo módulo pode ser conectado com um anel adaptador para as séries SDB e SDBL. Isso dobra o volume de dessecação - permanente ou temporariamente, por exemplo, para remover a umidade de fundo durante a inicialização do sistema.
Você já utiliza respiradores de sílica gel em sistemas hidráulicos?
Então compartilhe suas experiências e deixe um comentário abaixo desta postagem.
Assine nossa Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF