Desumidificadores em sistemas hidráulicos (Episódio 3)

Episódio 3 da Minissérie STAUFF: Qual é o impacto se a água/umidade, em particular, estiver entrando no sistema hidráulico?

Produtos
08.06.2022
Hartmut Reich
Tempo estimado de leitura: 4 minutos/s

Desumidificadores em sistemas hidráulicos (Episódio 3)

Episódio 3 da Minissérie STAUFF: Qual é o impacto se a água/umidade, em particular, estiver entrando no sistema hidráulico?

Produtos
08.06.2022
Hartmut Reich
Tempo estimado de leitura: 4 minutos/s

Qual é o impacto se a água/umidade, em particular, estiver entrando no sistema hidráulico?

Episódio 3 da minissérie da STAUFF "Seu sistema hidráulico está respirando adequadamente?"

A umidade ou a água danificam o sistema hidráulico! Nossos especialistas explicam no vídeo por que é necessário trocar o óleo com mais frequência se o reservatório hidráulico não estiver equipado com um desumidificador:

Você sabia? Você pode ativar as legendas clicando no botão CC na parte inferior do vídeo.

Em vez disso, assista a esse e a todos os outros episódios da minissérie STAUFF no Youtube.

O que acontece quando a água e a umidade entram em um sistema hidráulico?

A umidade entra no sistema hidráulico principalmente quando o sistema "respira". Durante a operação, o óleo hidráulico é comprimido com o ritmo da bomba e depois se expande quando a pressão cai novamente. Esse processo faz com que o ar alterne entre ser expelido e puxado para dentro do reservatório hidráulico. Se a abertura não estiver equipada com um desumidificador, o ar úmido poderá entrar sem impedimentos. Quando esse ar esfriar, sua umidade inerente se condensará na superfície do reservatório. Mesmo diferenças de temperatura baixas são suficientes para provocar a condensação na parede e na tampa do reservatório. As flutuações de temperatura são completamente normais durante a operação da máquina e não podem ser evitadas. O que começa como gotículas de água visíveis logo se transformará em manchas óbvias de ferrugem. Nesse ponto, geralmente é tarde demais. A corrosão libera partículas que contaminam o óleo hidráulico e danificam os componentes do sistema por abrasão.

Isso é agravado pela hidrólise, que também altera a consistência do próprio óleo hidráulico: Ele envelhece mais rapidamente e perde a compressibilidade. Outro efeito desfavorável é que os elastômeros - que é o material de que são feitas as vedações do sistema - podem inchar quando entram em contato com óleo que contém água. Isso resulta em vazamentos no sistema. Resumindo: se o óleo hidráulico entra em contato com a água, ele precisa ser trocado com mais frequência.

Os custos de uma troca de óleo vão muito além do preço do óleo hidráulico: As máquinas precisam ser desligadas, e o óleo usado precisa ser removido e descartado adequadamente. O sistema completo é limpo e recebe manutenção, o que inclui a verificação dos fixadores e vedações e a substituição dos mesmos, se necessário.


Para fazer o melhor uso possível da vida útil do óleo hidráulico, conforme indicado pelo fabricante, e para evitar gastos adicionais, a abertura do reservatório hidráulico deve ser equipada com um desumidificador.

Você já utiliza desumidificadores em sistemas hidráulicos?
Então compartilhe suas experiências e deixe um comentário abaixo deste post.

STAUFF Newsletter

Assine nossa Newsletter

Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF

Palavras-chave e Tags
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Hartmut Reich
Product Manager Filtration Technology at STAUFF Germany
Hartmut Reich
EditMenuCloseResetCheckSpinnerFiltersCart