Diminuição da velocidade e estabilização do fluxo de retorno
Como o uso direcionado de difusores pode reduzir o ruído gerado em reservatórios hidráulicos e evitar a formação de espuma de óleo
Um dos pré-requisitos básicos para a operação tranquila dos sistemas hidráulicos é a seleção de um reservatório hidráulico bem projetado com base nos requisitos específicos, que não apenas forneça ao sistema fluido com pressão suficiente. Ele também usa medidas adequadas (por exemplo, respiros de enchimento e pressurização suficiente do tanque) para evitar que sólidos, água e ar entrem no sistema, contaminem o óleo e afetem o funcionamento de componentes sensíveis, o que muitas vezes resulta em paradas dispendiosas e trocas de óleo não planejadas.
Outro fator que não deve ser subestimado é a formação de espuma na superfície, que pode se formar por meio do fluxo de retorno descontrolado do óleo hidráulico da linha de retorno para o tanque. Como uma dispersão de ar no óleo, isso pode causar vários problemas operacionais em todo o sistema. Esses problemas incluem perdas de eficiência em relação à energia utilizada, mau funcionamento operacional e redução da vida útil do óleo. Isso pode levar a uma perda acentuada de óleo devido à formação de espuma em excesso. A cavitação na bomba também aumenta drasticamente a geração de ruído no sistema, o que, em casos extremos, pode levar a um colapso total e, portanto, à paralisação do sistema.
É nesse ponto que os difusores entram em ação: O projeto dos componentes geralmente se baseia em dois tubos de aço concêntricos em que as seções de saída perfuradas são deslocadas uma da outra, diminuindo a velocidade do óleo no fluxo de retorno e assentando-o de forma eficaz. Isso pode evitar a formação de espuma de óleo e reduzir permanentemente o ruído gerado em reservatórios hidráulicos. Também evita efetivamente o aumento da sedimentação e dos depósitos de terra no fundo de tanques menores.
Os difusores são um complemento ideal para filtros de linha de retorno com saídas rosqueadas. Eles são conectados diretamente à linha de retorno ou ao recipiente do filtro da carcaça do filtro.
Os difusores são posicionados totalmente abaixo do nível mínimo de líquido do reservatório, de preferência com a superfície fechada do tubo de aço externo voltada para a extremidade de sucção da bomba.
Difusores Tipo SRV da STAUFF
- dequado para uso com fluidos hidráulicos de base mineral e de petróleo (HL e HLP)
- Comprimentos entre 109 e 272 mm
- Diâmetros entre 64 e 150 mm
- Conexão com rosca fêmea:
- 3/4" BSP a 3" BSP de acordo com a ISO 228
- 3/4" NPT a 3" NPT de acordo com a ANSI B1.20.1
- Tamanhos alternativos e projetos especiais disponíveis mediante solicitação.
- Faixa de temperatura operacional de -20 °C a +100 °C
- Pressão máxima de trabalho de até 20 bar na linha de retorno
- Tampa de extremidade rosqueada feita de alumínio
- Todos os outros componentes são feitos de aço, zincados
Difusores tipo SRV com rosca BSP fêmea na STAUFF Online Shop
Avalie e comente
Avalie as postagens no blog da STAUFF com apenas um clique ou deixe comentários e sugestões como um comentário - sem registro
A equipe editorial do blog da STAUFF aprecia comentários e sugestões. Por isso, os leitores agora podem não apenas avaliar todas as postagens, mas também deixar comentários como convidados sem registro prévio.
E é simples assim:
- Leia ou visualize o artigo.
- Role a tela até o final da página.
- Avalie a publicação com apenas um clique.
- Faça um comentário.
- Envie seu comentário como convidado (somente seu nome é necessário) ou crie uma conta de usuário.
- Depois que o comentário for revisado e aprovado pela equipe editorial, ele será publicado on-line.
O que você acha desse novo recurso?
Compartilhe sua opinião conosco agora usando a função de classificação e comentários!
Assinatura da newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF