Segurança extra para aplicações de hidrogênio

As abraçadeiras STAUFF condutoras de eletricidade oferecem proteção contra a ignição devido a uma descarga estática não controlada

Aplicações
28.09.2023
Hendrik Schmücker
Tempo estimado de leitura: 4 minutos/s

Segurança extra para aplicações de hidrogênio

As abraçadeiras STAUFF condutoras de eletricidade oferecem proteção contra a ignição devido a uma descarga estática não controlada

Aplicações
28.09.2023
Hendrik Schmücker
Tempo estimado de leitura: 4 minutos/s

Potencial do hidrogênio como vetor energético do futuro

O hidrogênio H2 contribuirá significativamente para a sustentabilidade e a proteção do ambiente no futuro e é, por isso, um fator decisivo para a descarbonização do atual aprovisionamento energético. Ao mesmo tempo, o hidrogênio é extremamente versátil: as áreas de aplicação vão desde a alimentação da rede de gás natural para o fornecimento de energia doméstica e calor até ao fornecimento de calor de processo na indústria e células de combustível para utilização estacionária ou móvel.

O que é hidrogênio?

Abraçadeiras STAUFF para aplicações com hidrogênio

Como em muitas outras aplicações, a fixação de canos e tubos na indústria de hidrogênio precisa ser a mais segura possível.

Por esse motivo, as abraçadeiras originais STAUFF em forma de bloco são frequentemente usadas em aplicações de hidrogênio. Na maioria das vezes, os produtos da série Standard, de acordo com a norma DIN 3015 (parte 1), são usados para diâmetros externos entre 6 e 16 mm. Essa série de abraçadeiras, que é bastante leve e compacta em comparação com outras variantes de fixação, é adequada para aplicações normais na faixa de alta pressão com cargas dinâmicas baixas (por exemplo, picos de pressão) e sem efeitos mecânicos significativos (por exemplo, impactos ou choques) no tubo. A Série Padrão cobre totalmente todos os diâmetros métricos e imperiais comuns na faixa de 6 a 102 mm.

Alternativamente, as Abraçadeiras STAUFF para aplicações de hidrogênio também estão disponíveis em uma Série Pesada de acordo com a DIN 3015 (parte 2), em uma Série Dupla de acordo com a DIN 3015 (parte 3) e outras versões.

Proteção extra contra ignição com abraçadeiras plásticas eletricamente condutoras da STAUFF

Como o hidrogênio pode se inflamar com extrema facilidade sob alta pressão, é imperativo que os operadores de sistemas de hidrogênio ofereçam proteção adequada contra esse perigo potencial. As abraçadeiras STAUFF feitas de plástico condutor de eletricidade PP-EC desempenham um papel essencial nesse caso.

Ao contrário das abraçadeiras plásticas para tubos STAUFF, que são feitas de material convencional de polipropileno (PP) como padrão, a variante feita de PP-EC tem uma resistência de superfície mais baixa (menos de 104 Ω de acordo com a IEC 61340-5-1). Portanto, elas não têm um efeito isolante, mas sim condutor, e assim evitam efetivamente a possível ignição do hidrogênio que escapa por uma descarga estática descontrolada. Em determinadas circunstâncias, pode até ser possível dispensar o aterramento externo do cano/tubo ao usar suportes eletricamente condutores.

As abraçadeiras STAUFF são modulares em seu design, significativamente mais leves e, muitas vezes, também economizam mais espaço do que as abraçadeiras, suportes, suportes e outras fixações metálicas comparáveis (e, portanto, per se condutivas).

Abraçadeiras DIN 3015 na STAUFF Online Shop

Newsletter

Assinatura da newsletter

Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF

Palavras-chave e Tags
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Hendrik Schmücker
Chief Key Account Officer at STAUFF Global
Hendrik Schmücker
EditMenuCloseResetCheckSpinnerFiltersCart