Especialistas da indústria de plásticos e do setor de reciclagem

Delegação empresarial de Gana visita a STAUFF e outras empresas da holding LUKAD

Mundial
27.09.2023
Boris Mette
Tempo estimado de leitura: 6 minutos/s

Especialistas da indústria de plásticos e do setor de reciclagem

Delegação empresarial de Gana visita a STAUFF e outras empresas da holding LUKAD

Mundial
27.09.2023
Boris Mette
Tempo estimado de leitura: 6 minutos/s

15 profissionais de empresas ganenses da indústria de plásticos e do setor de reciclagem estão atualmente aprendendo sobre novas tecnologias, reciclagem e conceitos de sustentabilidade durante um curso de treinamento de três semanas. O programa é realizado pelo Kunststoff-Institut Lüdenscheid (KIMW)

Durante o curso, além da fábrica da STAUFF para abraçadeiras de canos, tubos e mangueiras em Plettenberg-Ohle (Alemanha), o fabricante de tampas MENSHEN em Finnentrop (Alemanha) e a empresa de gerenciamento de resíduos A. Menshen em Werdohl (Alemanha) foram visitados na terça-feira. Todas as três empresas pertencem à LUKAD Holding, que agrupa as empresas da família fundadora e proprietária Menshen.

Além de visitas à fábrica e apresentações, o objetivo das três empresas era trocar experiências e demonstrar o uso sensato de reciclados ou a reciclabilidade de materiais por meio de exemplos de práticas recomendadas. O estado africano de Gana está em busca de novas soluções e contatos para estabelecer uma economia circular e resolver seu problema de resíduos.

Uso de material reciclado na STAUFF

"Na STAUFF, o foco está no aumento da sustentabilidade", diz o gerente geral Carsten Krenz. Juntamente com o gerente de fábrica Ulrich Levermann, o grupo de visitantes conheceu a produção de artigos de plástico e metal na unidade de Plettenberg-Ohle, onde são utilizados processos de fabricação de última geração.

O selo "STAUFF Green" baseia-se no conceito apresentado pela Comissão Europeia, que tem como objetivo reduzir a zero as emissões líquidas de gases de efeito estufa na União Europeia até 2050. O foco principal é a sustentabilidade no sentido ecológico. Isso inclui, em particular, a proteção ambiental e climática. Os aspectos sociais e econômicos também são incluídos como componentes essenciais.

"O uso de material reciclado na área de embalagens de sacos e na produção de componentes plásticos para abraçadeiras de canos, tubos e mangueiras da STAUFF são dois exemplos de melhores práticas de integração sustentável da economia circular", diz o gerente de fábrica Ulrich Levermann. 

Ao mesmo tempo, a empresa está se concentrando na prevenção geral de material de embalagem e na otimização da cadeia logística em todos os locais. 

O plástico como material continua a oferecer um grande potencial para atingir as metas de sustentabilidade da STAUFF.

Sustentabilidade no setor de embalagens e gerenciamento de resíduos

O Dr. Klaus Skrodolies, Diretor de Gestão de Inovação da MENSHEN, enfatizou as oportunidades e os desafios da reciclagem de embalagens plásticas, bem como as abordagens de soluções da MENSHEN com base no planejado Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) da UE durante uma visita à empresa em Finnentrop.

O setor de gerenciamento de resíduos é um dos mais inovadores e bem-sucedidos da Alemanha. A visita à A. Menshen GmbH & Co. KG em Werdohl foi um complemento ideal para a excursão. Atualmente, os resíduos não são mais descartados, mas reciclados de forma sensata. Esse é, portanto, um aspecto significativo da economia circular e faz uma contribuição importante para atingir as metas climáticas. O diretor administrativo Dirk Janssen explicou isso aos convidados interessados. 

O grupo ficou muito impressionado não apenas com o tamanho do local, mas principalmente com os processos bem organizados e a variedade de materiais. Assim, além de mais de 50 anos de confiabilidade, o foco também está na orientação em termos de uma produção ainda mais limpa, mais moderna e mais eficiente.

Curso de treinamento de três semanas exigido pela GIZ

A visita às três empresas da LUKAD faz parte de um curso de treinamento de três semanas sobre reciclagem de plásticos organizado pelo Kunststoff-Institut Lüdenscheid (KIMW) em nome da Gesellschaft für internationale Zusammenarbeit (GIZ). A GIZ tem a tarefa de apoiar países emergentes e em desenvolvimento em seu desenvolvimento econômico por meio de medidas de treinamento direcionadas.

Em geral, a África sofre com uma infraestrutura inadequada para o gerenciamento de resíduos, sendo que Gana, como um dos países mais desenvolvidos, desempenha um papel pioneiro no continente. Por meio de um processo de candidatura da GIZ, um total de 15 especialistas de empresas ganenses foram recrutados para expandir seus conhecimentos durante uma viagem de estudos na Alemanha. 

O curso tem o objetivo de ajudar as empresas ganenses a implementar o conhecimento adquirido em seus próprios processos. Por um lado, isso contribui para aliviar a carga sobre o ambiente local e, ao mesmo tempo, visa tornar as empresas ganenses interessantes para uma possível cooperação com empresas alemãs.

Newsletter

Assinatura da newsletter

Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF

Palavras-chave e Tags
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Filtro
Categorias
Palavras-chave e Tags
Arquivo
Boris Mette
Leiter Marketingkommunikation STAUFF Gruppe
Boris Mette
EditMenuCloseResetCheckSpinnerFiltersCart