Abraçadeiras STAUFF para o setor de sólidos a granel
Até o momento, as abraçadeiras plásticas condutoras de eletricidade - seja na versão padrão de acordo com a norma DIN 3015 ou como uma variante personalizada - sempre foram tratadas como peças especiais na STAUFF, que eram fabricadas mecanicamente de forma individual, de acordo com os requisitos do cliente. No entanto, esse processo de fabricação só é econômico para pequenas e médias quantidades.
Agora, essas abraçadeiras também podem ser produzidas em grandes quantidades, de forma rápida e em condições extremamente atraentes, usando moldagem por injeção, a partir de um polipropileno condutor chamado PP-EC.
A propósito: O EC no final da designação desse material é uma abreviação do inglês "electrically conductive" (eletricamente condutor).
Abraçadeiras de plástico: Substituição de fixadores de metal
Ao manusear sólidos a granel, por exemplo, o atrito dos granulados em pó, granulados ou grumos gera facilmente carga eletrostática. Para evitar que essa carga seja descarregada de forma incontrolável, ela deve ser descarregada de forma controlada. Por esse motivo, canos, tubos e mangueiras feitos de plásticos condutores de eletricidade são usados com frequência na tecnologia de sólidos a granel, mas também em outros setores.
Em geral, essas linhas são fixadas com abraçadeiras e suportes metálicos - por si só condutores -, mas com as desvantagens conhecidas, como o peso maior. No passado, a STAUFF recebeu regularmente solicitações de clientes para abraçadeiras feitas de materiais condutores de eletricidade.
O novo material PP-EC é "eletricamente condutivo"
O polipropileno (PP) usado como padrão para as abraçadeiras STAUFF de acordo com a norma DIN 3015 é, como a maioria dos plásticos, um isolante elétrico que aumenta o atrito, ou seja, não é condutor.
A STAUFF atendeu aos requisitos do cliente fabricando mecanicamente abraçadeiras feitas de polietileno (PE) condutor a partir de material em folha em quantidades médias e pequenas. Para grandes quantidades, a moldagem por injeção geralmente faz mais sentido do ponto de vista econômico. Para isso, foi necessário identificar um granulado de plástico adequado.
As abraçadeiras do granulado PP-EC usado atualmente têm resistência de superfície mais baixa (menor que 104 Ω, de acordo com a norma IEC 61340-5-1) do que o polipropileno usado como padrão para abraçadeiras de plástico, de modo que elas têm um efeito condutor em vez de isolante.
Variedade de aplicações
Uma das principais áreas de aplicação das abraçadeiras STAUFF PP-EC é a tecnologia de sólidos a granel. Os sólidos a granel típicos incluem materiais de construção, como areia, cascalho e cimento, matérias-primas, como minério, carvão ou argila, mas também gêneros alimentícios, como açúcar, sal, café ou grãos.
Além do perigo que a descarga eletrostática descontrolada representa para o operador, os granulados em pó, granulados ou grumos reagem de forma diferente à carga eletrostática. Alguns se aglomeram e se tornam inutilizáveis para a aplicação pretendida.
A condutividade elétrica de canos, tubos e mangueiras e os fixadores correspondentes também desempenham um papel importante em outros setores e aplicações, como mineração ou processamento de concreto.
O impulso atual para esse desenvolvimento adicional da linha de abraçadeiras STAUFF para fixação de tubos e mangueiras veio de uma solicitação de um conhecido fabricante de instalações para sistemas de vácuo móveis e estacionários. A condutividade também desempenha um papel importante nessa aplicação, pois podem ser geradas faíscas e poeiras podem ser inflamadas por cargas eletrostáticas. No projeto funcional e na fabricação dos sistemas, as abraçadeiras de aço serão substituídas por abraçadeiras de plástico a partir de agora. As abraçadeiras STAUFF feitas de PP-EC foram amplamente testadas em aplicações práticas e agora estão sendo usadas nas primeiras configurações.
Abraçadeiras DIN 3015 na STAUFF
Assine nossa Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF