Joseph Bramah
Que correlação existe entre a invenção dos autoclismos e das fechaduras de portas à prova de roubo por um marceneiro inglês e o sucesso da STAUFF na área da hidráulica, pode descobrir neste post no Blogue STAUFF
Joseph Bramah (*13 de abril de 1748, faz hoje 275 anos † 9 de dezembro de 1814) foi uma das grandes personalidades da engenharia na época da Revolução Industrial em Inglaterra. Mas, na verdade, tudo deveria ter sido diferente: Sendo filho de um agricultor, a sua carreira na quinta do pai parecia estar predestinada. Aos 16 anos, porém, lesionou-se tão gravemente no tornozelo que coxeou para o resto da vida e não pôde continuar a trabalhar na agricultura. Após o acidente, iniciou uma aprendizagem com um carpinteiro local em South Yorkshire, onde completou a sua formação de base como artesão. Em seguida, mudou-se para a capital Londres, onde começou por trabalhar como marceneiro.
De marceneiro a génio universal
Na perspetiva atual, Joseph Bramah é considerado um génio universal e deixou a sua marca com inúmeros desenvolvimentos.
A sua primeira invenção de sucesso foi uma sanita com descarga melhorada. Recebeu uma patente em 1778 pelo seu projeto com abas articuladas em vez de corrediças que eram comuns até então (e que tendiam a congelar a baixas temperaturas).
Em seguida, fundou a empresa Bramah Locks, que se dedicava ao desenvolvimento e produção de fechaduras de portas particularmente à prova de roubo. A empresa ainda existe atualmente.
Invenção da prensa hidráulica
A invenção mais importante de Bramah, sem dúvida, do ponto de vista de STAUFF, foi a prensa hidráulica. No século XVIII, a hidráulica era uma ciência quase desconhecida. Por conseguinte, Bramah foi um dos pioneiros neste domínio. O funcionamento da prensa depende do princípio de Pascal, que afirma que a pressão num sistema fechado é constante. A prensa hidráulica é constituída por dois cilindros e pistões com diferentes áreas de secção transversal. Se for aplicada uma força ao pistão mais pequeno, esta traduz-se numa força maior no pistão maior. A diferença entre as duas forças é proporcional à diferença de área entre os dois pistões. De facto, os cilindros funcionam como uma alavanca que pode ser utilizada para aumentar uma força aplicada. Bramah recebeu uma patente para a sua prensa hidráulica em 1795.
A relevância desta invenção para a STAUFF, enquanto fabricante de topo de soluções hidráulicas e de fluidos porto-a-porto, é óbvia:
Os fabricantes de máquinas e prensas de conformação hidráulica, bem como os seus subfornecedores, fornecedores e prestadores de serviços estão entre os clientes mais importantes dos produtos originais STAUFF atualmente, alguns dos quais foram especialmente desenvolvidos ou adaptados para estas aplicações complexas e optimizados continuamente.
Joseph Bramah continuou a ser um inventor muito ativo e produtivo. Desenvolveu bombas para sistemas de abastecimento de água e inventou o sistema de torneiras que ainda hoje é utilizado para servir cerveja nos bares do Reino Unido. O seu engenho parece quase ilimitado: As suas outras patentes incluem uma máquina para imprimir automaticamente notas de banco com números de série consecutivos e um dispositivo para afiar penas de ganso para escrever.
A propósito: As oficinas de Bramah foram os "think tanks" do início da industrialização. O jovem Henry Maudslay, que, enquanto inventor do torno de precisão, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento das máquinas-ferramentas modernas, também trabalhou lá. Sabia por que razão a cor verde reseda foi utilizada durante muito tempo como tinta padrão para tornos e fresadoras? Pode descobrir a resposta nesta publicação no blogue da STAUFF.
Assinatura da newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF