A vida útil do material dessecante pode ser estendida?
Episódio 14 da minissérie da STAUFF "Seu sistema hidráulico está respirando adequadamente?"
São os custos do ciclo de vida, e não os custos de compra, que são o fator financeiro crucial para cada componente usado em um sistema hidráulico. A pergunta "Posso estender a vida útil do dessecante em um respiro?" é, portanto, muito válida. A resposta é: Sim, isso é possível, com muito pouco esforço. Os especialistas da STAUFF nos dizem o que precisa ser feito.
Você sabia? Você pode ativar as legendas clicando no botão CC na parte inferior do vídeo.
Em vez disso, assista a esse e a todos os outros episódios da minissérie STAUFF no Youtube.
Como faço para prolongar a vida útil do dessecante?
Vamos começar com um fato: o uso de um respirador de sílica gel aumenta a vida útil do óleo hidráulico. Como sua substituição envolve custos bastante elevados, os usuários podem obter um grande impacto com pouco esforço. E é óbvio que o mesmo se aplica ao dessecante no respiro e ao óleo hidráulico no sistema: A vida útil deve ser a mais longa possível. Isso pode ser alcançado com algumas medidas simples.
Para as séries SDBL e SDB, por exemplo, a STAUFF oferece a opção de instalar válvulas de retenção nas aberturas da base da carcaça. Três dessas válvulas atuam sobre o ar que entra e três sobre o ar que sai. Elas vedam hermeticamente o interior dos respiradores sempre que o sistema não estiver "respirando". Isso evita que o dessecante no respiro absorva o ar ambiente.
Uma válvula rosqueada que é usada como desvio é nova na linha de acessórios para os respiradores de sílica gel STAUFF. Ela também é equipada com válvulas de retenção. A função desse acessório: garantir que o ar úmido que sai seja movido para o exterior por meio das válvulas em vez de fluir pelo dessecante. Isso faz sentido porque o ar que sai não precisa ser seco.
Outra opção para aumentar a vida útil do dessecante é montar os respiros em tubos estendidos. Isso minimiza o risco de introdução de sujeira e poeira no ar. Esse simples "truque" melhora o comportamento de respiração do sistema hidráulico. Ele também garante que a umidade ou a névoa de óleo que são atraídas para o respiro durante a "expiração" já possam se condensar e drenar no tubo.
Uma observação sobre o óleo hidráulico mencionado anteriormente: Há muitas outras medidas para prolongar sua vida útil. No final das contas, esse é o objetivo de toda a linha de filtragem da STAUFF. Os usuários devem usá-la de forma inteligente no interesse da confiabilidade de seu sistema hidráulico - com combinações coordenadas de filtros de alimentação/retorno, filtros de admissão e filtros de pressão e, é claro, com respiradores de sílica gel como um elemento da solução de filtragem.
Você já usa respiradores de sílica gel em sistemas hidráulicos?
Então compartilhe suas experiências e deixe um comentário abaixo desta postagem.
Assine nossa Newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF