Sensor de temperatura com elemento de medição de platina PT100
Graças ao elemento de medição de platina PT100 (de acordo com a norma DIN EN 60751, classe A) utilizado, a temperatura do meio pode ser detectada com muito mais rapidez e precisão do que é possível com os interruptores de temperatura bimetálicos
Os sensores de temperatura feitos de aço inoxidável 1.4305 do tipo TS-SNA/SNK-PT100 da STAUFF são projetados para determinar e monitorar a temperatura do meio em reservatórios hidráulicos. Eles cobrem uma faixa de medição de -40 °C a +150 °C.
Eles são instalados no lugar do parafuso banjo inferior dos medidores de nível das séries SNA, SNK e SNKK ou integrados diretamente na parede externa do reservatório usando um conjunto de adaptadores adequado.
Graças ao elemento de medição de platina PT100 utilizado (de acordo com a norma EN 60751, classe A), a temperatura do meio pode ser registrada de forma significativamente mais rápida, mais precisa e sem a histerese usual de até 35 °C em comparação com os interruptores de temperatura bimetálicos convencionais.
Histerese
Os bimetais formam a base de muitos interruptores de temperatura convencionais. A temperatura é detectada por meio de um disco bimetálico que comuta abruptamente quando o ponto de comutação é atingido. Contatos normalmente fechados e normalmente abertos estão disponíveis como funções de comutação. Após o resfriamento até o ponto de reinicialização, o interruptor retorna ao seu estado original. O termo histerese geralmente significa a diferença entre o ponto de comutação e o ponto de reinicialização.
Isso permite uma reação imediata às flutuações de temperatura no reservatório, que podem ser comunicadas, por exemplo, a um resfriador de óleo externo, por meio da conexão elétrica do sensor, que foi projetado como um conector de plugue redondo de 4 pinos M12 com contatos banhados a ouro (codificação A, de acordo com a norma IEC 61076-2-101).
A quantidade de calor a ser regulada no tanque é reduzida e o desempenho do resfriador e o tempo de operação, bem como a energia utilizada, também são claramente reduzidos. Isso resulta em menos envelhecimento térmico do meio hidráulico, o que pode estender os intervalos de manutenção e substituição em determinadas circunstâncias. Também tem um efeito positivo sobre a durabilidade das vedações.
As áreas típicas de aplicação incluem aplicações hidráulicas que geralmente exigem a compensação de flutuações de alta temperatura para garantir a operação adequada dos sistemas e onde há uma demanda para otimizar a eficiência energética.
O processo de instalação simples torna o TS-SNA/SNK-PT100 adequado para o equipamento original, bem como para a instalação posterior durante os intervalos normais de manutenção ou os períodos de inatividade de seus sistemas hidráulicos.
Seis fatos sobre os elementos de medição de platina PT100
- Os PT100 são os chamados sensores RTD. A abreviação RTD vem de "Resistance Temperature Detector" (Detector de temperatura por resistência). Portanto, eles são sensores de temperatura nos quais a resistência depende da temperatura. Quando a temperatura muda, a resistência do sensor também muda.
- PT100 são resistores com uma resistência nominal de 100 Ω a uma temperatura de 0 °C, conforme definido na IEC 751 e na EN 6075, respectivamente.
- As letras PT referem-se ao material do qual o próprio resistor é feito. Nesse caso, PT é o símbolo do elemento químico platina, conforme definido na tabela periódica dos elementos.
- Os PT100s são robustos e, em grande parte, insensíveis à interferência elétrica, o que os torna adequados para muitas aplicações, mesmo nas proximidades de motores, geradores e outros dispositivos que transportam altas tensões.
- Na prática, são usados principalmente os PT100. Entretanto, as versões PT500 e PT1000 com resistências nominais mais altas de 100 Ω a uma temperatura de 0 °C também são comuns.
- Os PT100s geralmente são fabricados como resistores de filme fino ou enrolados em fios. A platina pura é normalmente usada na produção, pois sua resistência a várias temperaturas é conhecida e documentada. Qualquer alteração na temperatura resulta em uma alteração conhecida e reproduzível na resistência, de modo que a temperatura pode ser derivada da resistência.
Avalie e comente
Avalie as postagens no blog da STAUFF com apenas um clique ou deixe comentários e sugestões como um comentário - sem registro
A equipe editorial do blog da STAUFF aprecia comentários e sugestões. Por isso, os leitores agora podem não apenas avaliar todas as postagens, mas também deixar comentários como convidados sem registro prévio.
E é simples assim:
- Leia ou visualize o artigo.
- Role a tela até o final da página.
- Avalie a publicação com apenas um clique.
- Faça um comentário.
- Envie seu comentário como convidado (somente seu nome é necessário) ou crie uma conta de usuário.
- Depois que o comentário for revisado e aprovado pela equipe editorial, ele será publicado on-line.
O que você acha desse novo recurso?
Compartilhe sua opinião conosco agora usando a função de classificação e comentários!
Assinatura da newsletter
Receba notificações automáticas por e-mail sobre novas postagens no Blog da STAUFF